Bandeira


Brasão

Aniversário: 13 maio
Fundação: 13 de maio de 1982
Gentílico: Camarajibense


História


A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por minorias indígenas, até a chegada dos portugueses comDuarte Coelho Pereira, em meados do século XVI.
As terras eram utilizadas para a exploração dopau-brasil e, posteriormente, a produção dacana-de-açúcar.
O município surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local.
Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica detecidos pelo engenheiro Carlos Alberto de Menezes, e o engenheiro francês Pierre Collier o que modificou a feição do local.

Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual nº 4.988 elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 6 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça (mandado de segurança nº 59.906), sendo seu território reanexado ao do município de São Lourenço da Mata. Sendo novamente elevado a categoria de município só em 13 de maio de 1982, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco daquela data.

Topônimo
O topônimo Camaragibe significa "rio dos camarás" (camara: a planta, y: rio, pe: em).Camará ou cambará é o nome de um arbusto presente na região.

Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º01'18" sul e a uma longitude 34º58'52" oeste, estando a uma altitude de 55 metros. 

Limites
Noroeste: Paudalho,São Lourenço da Mata e Abreu e LimaNorte: Paulista eAbreu e LimaNordeste: Recife Paulista
Oeste: São Lourenço da Mata ePaudalhoRosa de los vientos.svgLeste: Recife
Sudoeste: São Lourenço da MataSul: São Lourenço da Mata e RecifeSudeste: Recife


http://pt.wikipedia.org/

0 comentários:

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru