O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC/PE) é um museu público estadual, localizado na cidade de Olinda, estado de Pernambuco, Brasil. Inaugurado em 23 de dezembro de 1966, o museu integra a rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Tem por objetivo a preservação, o estudo e a divulgação do seu acervo artístico, bem como a realização de atividades educativas e culturais.
É um dos mais importantes museus em sua tipologia na região Nordeste do país, tendo exercido ao longo da história significativa influência para o desenvolvimento das artes plásticas em Pernambuco e região. Desde a inauguração, o museu encontra-se instalado no edifício da antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública, um prédio erguido em meados do século XVIII para servir de sede ao Aljube da Diocese de Olinda, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1966.
O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco conserva um acervo de aproximadamente 4.000 obras, de variados suportes, procedências e técnicas, abrangendo majoritariamente a produção artística moderna e contemporânea do Brasil, com grande ênfase na arte pernambucana. Seu núcleo original é a coleção de arte doada por Assis Chateaubriand ao governo pernambucano, posteriormente ampliada por meio de doações e aquisições.
http://pt.wikipedia.org/