Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC/PE) é um museu público estadual, localizado na cidade de Olinda, estado de Pernambuco, Brasil. Inaugurado em 23 de dezembro de 1966, o museu integra a rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Tem por objetivo a preservação, o estudo e a divulgação do seu acervo artístico, bem como a realização de atividades educativas e culturais.

É um dos mais importantes museus em sua tipologia na região Nordeste do país, tendo exercido ao longo da história significativa influência para o desenvolvimento das artes plásticas em Pernambuco e região. Desde a inauguração, o museu encontra-se instalado no edifício da antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública, um prédio erguido em meados do século XVIII para servir de sede ao Aljube da Diocese de Olinda, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1966.

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco conserva um acervo de aproximadamente 4.000 obras, de variados suportes, procedências e técnicas, abrangendo majoritariamente a produção artística moderna e contemporânea do Brasil, com grande ênfase na arte pernambucana. Seu núcleo original é a coleção de arte doada por Assis Chateaubriand ao governo pernambucano, posteriormente ampliada por meio de doações e aquisições.

http://pt.wikipedia.org/
Bandeira

Brasão

Fundação: 1909
Gentílico: Afogadense


Afogados da Ingazeira é um município brasileiro localizado na microrregião de Pajeúestado de Pernambuco. Destaca-se por ser o segundo principal centro comercial do Vale do Pajeú e por ser sede de diversos órgãos públicos como a Gerência Regional de Educação, a Gerência Regional de Saúde, o 23º Batalhão de Polícia, o TG 07-020 sétima região, o Sassepe, o Hospital Regional, a 24º Ciretran Especial, ARE Secretária da Fazenda-PE, Unidade Avançada Corpo de Bombeiros, CREAS regional, Área Integrada de Segurança (em Construção) além de outros, Possuindo instituições de nível superior e abrigando a Diocese de Afogados da Ingazeira, única diocese de sua microrregião. É a única cidade pernambucana com menos de 50.000 habitantes classificada pelo IBGE como Centro Subregional B, devido sua rede de influência.7 Possui o terceiro maior IDH da região, somente atrás de Triunfo e Serra Talhada, e está situado a 386 km de distância da capital, Recife.

Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Carapuça e Queimada Grande.


História

A cidade de Afogados da Ingazeira teve origem em uma antiga fazenda de criação pertencente a Manuel Francisco da Silva. O desenvolvimento da cidade data de 1870, época em que a edificação de casas cresceu.
A origem do nome explica-se com a seguinte história: em tempos distantes, um casal de viajantes tentando atravessar o rio Pajeú, em época de enchente, foi levado pela correnteza e desapareceu. Somente dias depois os cadáveres foram encontrados. Como o município era distrito da cidade de Ingazeira e já existia uma comunidade, no Recife, chamada "Afogados", terminou incorporando o nome de Ingazeira ao seu nome. Daí o nome Afogados da Ingazeira. Também há quem diga que o casal foi encontrado embaixo de um pé de árvore ingazeira.



http://pt.wikipedia.org/

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru