A ponte rodoferroviária de Juazeiro, pouco conhecida com seu nome de batismo “Ponte Presidente Dutra”, cruza o Rio São Francisco na divisa dos Estados de Pernambuco e Bahia. Do lado da Bahia está a cidade de Juazeiro, que dá nome à ponte.
Do lado de Pernambuco a cidade de Petrolina. A obra foi a segunda ponte em concreto protendido do Brasil e, como a primeira (Ponte do Galeão), foi recorde mundial em 1952. O recorde se refere à mais longa viga contínua do mundo com 561,45 m em 13 tramos, mas o comprimento total é 801 m.
O vão máximo é de 44,8 m e é ultrapassado em 3,8 m pela ponte inglesa de Rotherham de Sheffield que possui um só tramo de 48,6 m e é do mesmo ano (1952). A execução foi feita por um consórcio entre a firma brasileira Estacas Franki Ltdda. (de origem belga) e a firma francesa Entreprises Campenon Bernard. O projeto foi concebido por Eugéne Freyssinet e o cálculo foi desenvolvido na França, por sua equipe.
Do lado de Pernambuco a cidade de Petrolina. A obra foi a segunda ponte em concreto protendido do Brasil e, como a primeira (Ponte do Galeão), foi recorde mundial em 1952. O recorde se refere à mais longa viga contínua do mundo com 561,45 m em 13 tramos, mas o comprimento total é 801 m.
O vão máximo é de 44,8 m e é ultrapassado em 3,8 m pela ponte inglesa de Rotherham de Sheffield que possui um só tramo de 48,6 m e é do mesmo ano (1952). A execução foi feita por um consórcio entre a firma brasileira Estacas Franki Ltdda. (de origem belga) e a firma francesa Entreprises Campenon Bernard. O projeto foi concebido por Eugéne Freyssinet e o cálculo foi desenvolvido na França, por sua equipe.
0 comentários: