Nascido no Bairro de São José em RecifePernambuco, é um cantor dedicado a canções regionais do Nordeste do Brasil, notadamente músicas para o carnaval. O frevo tem sido também uma de suas principais áreas de atuação


Biografia


A trajetória do cantor e compositor pernambucano André Rio começou cedo. Neto, filho, sobrinho e irmão de músicos, aos 09 anos, cantava em festivais estudantis, aos 17 anos já era um intérprete consagrado dos festivais de Pernambuco. Com o sucesso, passou a montar os próprios espetáculos em teatros. 


O primeiro disco chegou em 1990, com grande influência da mpb e fez muito sucesso nas rádios. O LP "André Rio e a banda modelo do meu terno", trouxe composições próprias e de seus parceiros, revelando, assim, o talento e a veia poética do cantor. No mesmo ano, André, também, lançou o compacto "Queimando a massa" para o carnaval. 


Em 1994, o artista gravou seu segundo disco: "Presença", que contou com vários destaques, entre eles a música "Sou teu amor", que virou nome de bloco na semana pré-carnavalesca de 1995, trazendo como atrações André Rio e Daniela Mercury. O projeto era ousado, mas a missão foi cumprida - André levou o frevo com todas as suas nuances para cima do trio elétrico onde hoje é um dos expoentes do Galo da Madrugada, no Recife.


Neste mesmo ano, surgiu o projeto "Me leva", que seguiu pelos carnavais fora de época do nordeste, passando por cidades como João Pessoa, Fortaleza, Terezina, Maceio e Natal. A experiência de executar e divulgar a música pernambucana em trio elétrico - levou o artista à gravação de mais um cd, "Me leva", em 1996. Lançado em 1998, o disco foi sucesso total no carnaval de Pernambuco. 


E foi em plena folia, ao som de sucessos como o frevo "o bicho vai pegar", que André recebeu seu primeiro disco de ouro. O cd "ao vivo" foi gravado num show em Recife, com participação especial de Alceu Valença. 


A diversidade do repertório tem conquistado um público cada vez maior fora do brasil. Em 2000, 2001 e 2002, André alçou novos vôos. Seguiu para a Europa com vários projetos musicais.

E, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Naná Vasconcelos, o cantor participou da turnê "Pernambuco em canto" - nos festivais: "Latino americando festival ritmos", festival "Viva-afro Brasil" em Tübingen, festa da cidade de Zurique, festa da cidade de Geneve, "Festival jazz a Vienne", entre outros. 

O cantor, também, participou do maior festival de música do mundo, apresentando seu show na sala Stravinsk no original Montreux Jazz Festival. Nos anos seguintes, incorporou ao seu trabalho outras sonoridades como resultado da sua experiência musical no exterior e ai, lançou os cds: "Farol de Olinda" e na "Levada da Embolada" que têm uma linguagem mais moderna - fundindo o regional com o world music.


Em dezembro de 2006, em comemoração aos 100 anos do frevo, o artista lançou o cd "Cem Carnavais". Em 2007, celebrando os 20 anos de carreira, gravou o dvd "Pernambuco Sou", no teatro da ufpe. O dvd conta com a participação de mais de 140 componentes entre artistas, músicos e técnicos. Neste show, André fez uma releitura de suas antigas canções, pincelou, ainda, seus maiores sucessos, cantou músicas de compositores pernambucanos , além de músicas inéditas. O resultado foi um dvd alegre, pulsante e contagiante. Sobre o novo trabalho André sentencia "pernambuco sou" é o resumo de toda a minha carreira, mas é, sobretudo, uma declaração de amor a Pernambuco.


Em 2009, foi lançado o projeto - "Rapsódia Nordestina" - resultado da união de André Rio com o "Trio Sotaque" - formado pelos músicos Luciano Magno, Fábio Valois e Raimundo Batista. "Rapsódia Nordestina" é, antes de tudo, uma leitura inovadora e ousada de diferentes trechos das obras musicais e poéticas dos grandes representantes da cultura do nordeste brasileiro, empreendida pelos olhares sensíveis desses quatro músicos.


A crírica e o público receberam bem o novo CD em todo o Nordeste e acabou resultando em uma memorável apresentação no Teatro Rival, no Rio de Janeiro com as participações de Elba Ramalho, Moraes Moreira e Roberto Menescal. Logo depois a Rapsódia seguiu para uma turnê na Europa: Milão, Roma, Lonato del Garda, Torino, Bélgica, Lisboa e no lendário Festival de Montreux, na Suíça. Em Milão, no Festival Latino Americando, André Rio e Olodum se apresentaram para uma platéia de 25 mil pessoas. 


O cantor trouxe na mala a alegria de mais uma vez ter divulgado o melhor da música pernambucana e também o convite de Júlio Sobral, Vice Presidente da FOX Channels Italy, para voltar a Europa e se apresentar na emissora em Abril de 2010.

Já no Brasil, o Diretor de Programação Arisio Coutinho Filho convidou André para ser o primeiro artista a gravar o primeiro especial da TV Globo Nordeste em HD, no mês de Outubro. 

O compositor está preparando um show acústico e totalmente voltado para a MPB com canções inéditas, algumas regravações de seus grandes sucessos e também de autores que admira.



Discografia




Forró na estrada - Tour Europa/Brasil ao vivo
(2011)
Rapsódia Nordestina
com o Trio Sotaque
(2009)
20 Super sucessos de André Rio
(2008)
Pernambuco sou DVD
(2008)
Pernambuco sou CD
(2008)
Cem carnavais
(2006)
Do litoral ao sertão – Tributo a Luiz Gonzaga
(2004)
O melhor do carnaval
(2004)
Na levada da embolada
(2003)
Farol de Olinda
(2000)
André Rio ao vivo
(1998)
Tentação
(1997)
Me leva
(1996)
Presença
(1994)
Queimando a massa
(1991)
Modelo do meu terno
(1990)


http://www.andrerio.com.br

0 comentários:

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru