Ficheiro:Bandeira Araripina.jpg
Bandeira


Ficheiro:Brasao Araripina1.jpg

Brasão

Aniversário: 11 de setembro Fundação : 11 de setembro de 1968
Gentílico: Araripinense


Araripina é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É conhecido como a capital do gesso e fica a 690 km da capital pernambucana, Recife. Localiza-se a uma latitude 7º34'34" sul e a uma longitude 40º29'54" oeste. Tem o quinto maior PIB do Sertão de Pernambuco, atrás apenas de Serra TalhadaArcoverdePetrolândia e Petrolina. Araripina é a maior cidade do Pólo Gesseiro de Pernambuco, o mais importante do país, responsável por 95% do gesso consumido no Brasil

História


Araripina constituía um distrito de Ouricuri e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual no. 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito de Ouricuri. Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri.


Geografia


O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.


Limites



  • Norte: (Estado do Ceará
  • Sul: Ouricuri
  • Leste: Ipubi e Trindade
  • Oeste: (Estado do (Piauí)

Hidrografia

O município de Araripina encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio da Brígida. Seus principais tributários são os riachos: da Ventania, dos Moraes, dos Cocos, São Jos é, Marinheiro, Bom Jardim, S ão Pedro, Grande, Pitombeira, Conceição, Jatobá e do Bonito. Os principais corpos de acumulação são as lagoas: do Crispim, da Onça, Redonda, do Barro, do Alvino, Fechada, Seca, do Perigo, da Manga e do Arroz, além dos a çudes: Lagoa do Barro (13.161.975m 3 ), Barriguda (1.617.979m 3 ), Araripina (Baixio) 3.702.230m 3 ) e Rancharia (1.042.810m 3 ). Todos os cursos d’ água no município têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

Clima


O clima do município é o semiárido, do tipo Bsh. No verão é quente, com máximas entre 31°C e 36°C, com mínimas entre 18°C e 22°C. No inverno é ameno, com máximas entre 24°C e 26°C, com mínimas entre 13°C e 16 °C. A primavera é o período mais seco e quente da cidade, com máximas podendo alcançar os 37°C.

  • Tipo de clima: Semiárido
  • Precipitação pluviométrica: 615,2mm
  • Temperatura média anual:
  • Meses chuvosos: janeiro a abril



Economia

O principal vetor econômico do município (e da Microrregião do Araripe), é a exploração e comercialização de calcário e principalmente de gipsita, a matéria-prima do gesso, minério do qual a região do Araripe é responsável por 95% da produção brasileira e por cerca de 20% das reservas nacionais. Araripina possui um distrito industrial com Indústrias de Fiação de fios de algodão ARTESA - Araripe Têxtil S/A., Fiação Pé de Serra S/A, de calçados ARECA S/A e uma das maiores e mais modernas indústria de fécula e amido a Maxx Amidos do Brasil. E agora também vem se destacando na produção de mel,e esta ocupando o primeiro lugar no ranking nacional de produção de mel.Estreando futuramente o Gypsum Mall(Shopping)




https://pt.wikipedia.org

0 comentários:

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru