Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque, primeiro barão e visconde com grandeza de Suassuna, (Jaboatão10 de junho de 1793 — Recife28 de janeiro de 1880) foi um proprietário ruralmilitar e político brasileiro.

Filho do capitão-mor Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Rita de Albuquerque Melo, era irmão dos viscondes de Camaragibe e Albuquerque e também do barão de Muribeca.

Implicado na Conspiração dos Suassunas (Pernambuco, 1801). Membro do triunvirato que substituiu a Junta dos Matutos no governo da província (como se explica melhor nos verbetes dedicados a Frei Caneca e à Confederação do Equador).

Foi 1º vice-presidente de Pernambuco, exercendo a presidência interinamente duas vezes, de 14 de abril de 1826 a 30 de janeiro de 1827 e de 28 de fevereiro a 20 de março de 1832. Foi então presidente da mesma província, nomeado por carta imperial de 15 de abril de 1835, de 1 de junho de 1835 a 1 de fevereiro de 1837. Como vice-presidente da mesma província, nomeado por carta imperial de 8 de abril de 1837, assumiu pela quarta vez a presidência de Pernambuco, de 12 de maio a 30 de outubro de 1838.

Foi senador do Império do Brasil de 1840 a 1880 e ministro da Guerra (1840).

Foi Fidalgo Cavalheiro da Casa Imperial e oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro. Agraciado com o título de visconde com grandeza por decreto de 14 de março de 1860.

Governador de Pernambuco - 1826 - 1827
Sucedido por: José Carlos Mairink da Silva Ferrão

http://pt.wikipedia.org/

0 comentários:

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru