Geraldo de Sousa Valença (Pesqueira, 8 de maio de 1926 — Recife, 13 de junho de 1991) foi um poeta brasileiro.

Primo do escritor Gilvan Lemos e tio do compositor Alceu Valença (que lhe musicou os versos de "Eu Sei que é Junho"), pertenceu ao Grupo dos 50, geração de poetas de que tomaram parte Edmir Domingues, Mozart Lopes Siqueira e Carlos Pena Filho, entre outros.

Publicou seu primeiro livro, "A Rosa Jacente", em 1960, pelo Gráfico Amador, movimento editorial recifense das décadas de 1940 e 1950, liderados por diversos artistas locais. Formado em Direito na Faculdade de Direito do Recife, Geraldo Valença exerceu a atividade de juiz até o fim da vida. Colaborou nos suplementos literários do Diario de Pernambuco, editados por Mauro Mota.

Em 1989 publicou "A Rosa Total" pela editora Belo-Belo, de Maria de Lourdes Hortas. Os livros de Geraldo Valença são compostos de sonetos e baladas em sua maioria, com temática regionalista e de memorização de espaços da infância vivida no campo, bem como da solidão e desespero na rotina caótica da cidade grande. O poeta recebeu influências de Antonio Nobre, Malarmé, Manuel Bandeira, Mauro Mota e Garcia Lorca, entre outros.

Na sua fortuna crítica aparecem artigos de jornais publicados em jornais diversos do Recife, na década de 1960: Diário da Noite (13/1/1961); Jornal do Commercio (Recife) (10/2/1961); Jornal do Comercio (Recife, 9/4/1961); Diario de Pernambuco (11/9/1961); Diario de Pernambuco (23/8/1967); além da dissertação de mestrado intitulada "O Espaço Lúdico na Poesia de Geraldo Valença", de Adilson Guimarães Jardim.

Livros
"A Rosa Jacente" (O Gráfico Amador, 1960);
"A Rosa Total" (Belo-Belo, 1989).

0 comentários:

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Cidades
Ondas
Clic e Acesse Seu Jornal Preferido










Água Preta


Abreu e Lima


Casinhas


Câmera Ao Vivo

Veja as principais cidades do Brasil transmitidas AO VIVO

Centenário de Luiz Gonzaga

Acesse o Melhor Conteúdo da Vida desse Pernambucano Arretado!!
Tecnologia do Blogger.
    Portal Leão no Norte
    Pernambuco, “Onde o mar arrebenta”, onde a brisa alenta, onde a chuva é amena, onde o tempo acena, onde pássaros têm liberdade, onde felizes cruzam as cidades, onde lindas flores se abrem, onde raios solares os campos invadem, onde estradas sinuosas se evadem, onde se formam campeões, onde os atletas nos trazem emoções, onde se seguem as tradições, onde as festividades do ano são definidas, onde há festivais de quadrilhas, onde a culinária é bastante rica, onde se comem munguzá,pamonha e canjica, onde nasceram o frevo e o maracatu, onde se dança de Recife a Caruaru